Culto de Louvor e Adoração – Pr. Luciana

Mateus 25.1-12

Jesus ao iniciar essa parábola diz que o Reino será semelhante a dez virgens, todos nós sabemos que o Reino dos céus existe antes da fundação do mundo, antes de todas as coisas o Reino já existe, para nós o Reino dos céus é algo que está por vir, e Jesus quando disse isso Ele queria dizer que é uma coisa que virá que acontecerá no meio de vós, mas para que venhamos a entender de fato, é necessário entendermos sobre o casamento.

O casamento da cultura judaica acontecia da seguinte maneira, o pai do noivo procurava uma noiva para o seu filho, depois de encontrada a noiva havia uma reunião pública onde os noivos expressavam sua decisão de se casar, e depois dessa cerimônia os noivos se separavam, porque o noivo precisava preparar a sua morada, e logo após a noiva se preparava para encontrar com seu noivo, para recebê-lo, e no dia determinado a noiva esperava o noivo, e normalmente o noivo vinha a noite, mas a noiva não sabia da hora, e a noiva se preparava com a sua comitiva, e então como a noiva iria saber o momento em que ele iria chegar? Quando o noivo se aproximava com sua comitiva um deles gritava: “Eis o noivo” e alguém tocavam um chofar para mostrar a noiva que o noivo estava chegando, e depois o noivo chegava à casa da noiva e a conduzia até a casa dos seus pais para as bodas.

Voltando para as parábolas podemos ver dois grupos, um grupo de virgens prudentes e um grupo de noivas imprudentes, as dez estavam presentes e representa eu e você, a igreja do senhor, todas tiveram a mesma oportunidade, todas tinham suas noivas, todas se sentiam satisfeitas com a sua preparação, assim acontece conosco, todos nós quando chega as 18h do domingo começa a se preparar para vir ao encontro do noivo, e estamos nós aqui, todos presentes, todos nós ou a maioria de nós sentimos satisfeitos pela nossa preparação, mas a pergunta que o espírito santo faz a mim e a você Será que Deus tem agradado da forma que nós temos nos preparado para esperar por Ele? E uma das coisas que me chama atenção é que Jesus ele não fala: haviam dez virgens, oito eram prudentes e duas imprudentes, ele compara a igreja do senhor como 50% dela é imprudente e 50% prudente, esta é uma palavra para despertarmos, isso significa que eu tenho que me preservar ainda mais, que eu oro, me santifico, eu tenho que fazer isso ainda melhor, porque vir aos cultos semanalmente não me faz uma noiva preparada, sair da sua casa aos domingos, chegar a esta igreja, levantar as mãos, aplaudir ao senhor não faz de mim uma noiva preparada eu quero eu preciso, eu necessito estar no grupo destas virgens sábias que tiveram a oportunidade de encontrar o noivo e enfim desfrutar das bodas do cordeiro, quanto de nós pensa: “Jesus não pode voltar agora porque eu tenho muita coisa a fazer”. Quantas pessoas colocam coisas tão banais e antes da presença do Senhor da vinda do noivo, e queridos o fato é que Paulo fala: Olha enchei-vos do Espírito Santo, aquelas insensatas se esqueceram do mais importante, do azeite que representa para nós o Espírito Santo, quem somos nós se não fosse o Espírito Santo. Quando eu oro em línguas quando eu profetizo, quando nós adoramos ao Senhor o adoramos em Espírito, mas quando eu piso lá fora é hora de eu mostrar que eu o adoroem verdade. Poronde quer que você venha passar a sua lâmpada tem que estar acessa você deve estar abastecido no espírito santo, porque não adianta bater a porta quando ela já tiver fechado. E prosseguindo na parábola lemos: e demorando o noivo todas dormiram, isto quer dizer que até mesmo aquelas que estavam preparadas não sabiam a hora, por mais que você se entregue, você não sabe o dia nem a hora, a palavra diz assim, você que esta em pé vigie para que não caia, só uma vida de oração não basta, precisamos vigiar mais. A cada amanhecer, a cada anoitecer, a cada batida do meu coração, está mais próxima a vinda do noivo, e estamos preparados para isso? Aquelas virgens imprudentes representam a noiva, mas uma noiva pela metade, mas o seu noivo não é um noivo pela metade, Ele é um noivo completo, e espera que sua noiva seja completa. Não deixemos as coisas para depois porque não sabemos nem o dia nem a hora, somente o Pai que está nos céus. Quando chega o noivo as dez despertam, porém as lâmpadas das imprudentes já estavam se apagando, e então num ato de desespero elas pedem as prudentes um pouco do azeite delas e elas recusam dar, isso significa que a entrega é individual, por mais que seu esposo seja uma benção, a busca é individual existem coisas que não há como dividirmos a salvação é individual. Se você namora e sua namorada, seu namorado não é santo, sai fora, porque antes de você trazer ele ou ela pro caminha das prudentes você corre um grande risco de ir pro caminho das imprudentes, sem santidade ninguém nenhuma noiva encontrará com o seu noivo, nenhum de nós vamos encontrar o senhor, não adianta nós querermos tampar o sol com a peneira Jesus vai voltar porque é promessa.

João 14.1-3 Isso é tremendo, não existe maior amor, eu vos levarei para mim mesmo, diz o senhor, eu quero te dizer que a morada já está pronta, e esta morada foi feita para mim e pra você, porém, quando o noivo chegou para as bodas quem não estava ficou para fora, isso significa a exclusão eterna de quem não soube se preparar, não adianta clamar por misericórdia porque Deus é misericórdia e amor, mas ele também é justiça e fogo consumidor. E elas chegam pedindo que se abrisse a porta para que elas pudessem entrar e Jesus, o noivo ele responde: em verdade vos digo que eu não vos conheço, não adianta desespero, aquelas que já haviam se preparado já estavam com ele, e a bíblia diz que o senhor conhece aqueles que são seus desde a preparação, aqueles que se doam, se entregam, aqueles que dizem não ao pecado, será que o Senhor me conhece, te conhece nesta noite, como uma noiva pura, será que nos encontramos assim nesta noite? As tolas estavam fora do casamento para todo o sempre, e dentro daquela porta há insuperável beleza, mas fora dela há ranger de dentes e muita dor, dentro daquela porta há um rio cuja as águas são limpas mas fora dela há morte e destruição, dentro há redimidos, escolhidos, reunidos em volta do trono dizendo: Santo, santo é o senhor dos exércitos mas fora dela há desespero eterno, dentro daquela porta está Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, e fora está satanás e os seus demônios. Esta é uma verdade, eu quero te dizer que isto vai acontecer e que infelizmente há pessoas que vão passar nesta porta e há pessoas que vão ficar, mas você é uma noiva escolhida, o tempo que estas noivas não tiveram vocês estão tendo, ainda há tempo, apocalipse fala das bodas do cordeiro, e as bodas se realizaram, e elas vão acontecer e isto é uma verdade, mas antes que as bodas aconteçam ele virá buscar a noiva cuja suas lâmpadas jamais se apagam, quando Jesus voltar a nossa luz ela deve estar brilhando intensamente, a palavra do senhor diz que Jesus irá buscar uma noiva santa e irrepreensível, nós como noiva sabemos de fato, esperar pelo noivo? Ao ministrar esta palavra no meu coração ele me confrontou e ele está confrontando cada um de vocês nesta noite, será só isso aqui, não há mais nada a fazer? Existe mais porque a fonte é inesgotável. Mas como a noiva deve se preparar para o tão sonhado e esperado dia, devemos buscar a santidade do Senhor; Jesus não virá uma noiva inconseqüente, desobediente possuída por pomba gira que só causa escândalo por onde passa, em Tiago 4, o Espírito santo tem ciúmes de mim e de você, nós não fomos constituídas como noiva para nós amarmos as coisas do mundo, se você está amando o mundo você está traindo a Jesus. O segundo passo é a sua fidelidade, porque em toda e qualquer circunstancia o seu noivo é fiel, quando nos relacionamos com o mundo nós perdemos a nossa identidade como noiva, será que é isso que você quer para você mesmo? Se nós pegarmos de Gêneses a Apocalipse vamos encontrar muitas vezes a cerca de como é esta preparação. Jesus não promete ser fácil, mas maior é o que está em você, do que o que está no mundo, Jesus diz que se ele venceu, nós também podemos vencer, você pode vencer, passar por esta porta vale muito a pena, todo nosso sacrifício vai valer a pena, e por ultimo, é preciso ser cheio do Espírito santos, que sejamos cheios do azeite, Jacó quando teve aquele sonho da escada, ele encostava a sua cabeça numa pedra e quando despertou do sonho ele derramou azeite naquela pedra e aquele lugar passou a se chamar Luz, para vocês verem que azeite e luz andam juntos. O azeite da viúva não faltou e ela tinha um pouco de azeite na botija, ela deu tudo que ela tinha, e como resposta nunca mais faltou azeite na casa daquela mulher, dê tudo o que você tem tudo que você é, e nunca faltará azeite, nunca. Em 2 Reis 4 Enquanto tiver vasilha o azeite vai descer, e estas vasilhas nesta noite somos eu e você. Quem tem azeite não morre. 

Esse post foi publicado em Cultos dominicais, Palavras Pregadas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

