Inconstância


Texto base: Pv 1:20-23

Durante esse tempo aqui na suiça, Deus tem feito coisas grandiosas no que diz respeito a minha vida familiar, mas, como em qualquer parte do mundo, tenho enfrentado uma luta muito acirrada. Deus tem cuidado de nós no comer no vestir e muito alem disso esse tem se mostrado assim como és, um Deus provedor.

Mas ai também mora o perigo porque o inimigo sabe que se tudo anda bem em cada área de nossa vida, ele tentará encontrar uma forma para usar isso contra nós.

Porque quando tudo parece ir bem e não andamos preocupados com muitas coisas, temos a tendencia de nos acomodarmos?

Porque a inconstância continua sentada e bem confortável em nossas vidas?

Ainda que tudo esteja completamente ruim e difícil, isso não me da o direito de estar vivendo uma vida de inconstância em relaçâo às coisas Deus.

E as vezes paramos para analisar o porque disso se tudo esta indo tão bem ou parece bem. Acho que temos a tendência de pensar, que se tudo esta indo bem é porque Deus está se agradando de mim e de como eu estou. Deus, durante uma manhã de leitura da bíblia, no livro de Provérbios 1, me confrontou acerca da inconstância. E me dei conta que a inconstância é um estado que leva as pessoas uma avalanche de outros sentimentos como tristeza, vergonha, conformidade etc…

Analisando o capitulo 1 de Provérbios, o Espirito Santo foi me mostrando pontos que as vezes nos levam a vidas distantes de Deus.

Capítulo 1 – Versículo 20 parte a :  A sabedoria clama em alta voz.

Você já parou para imaginar porque a sabedoria clama em alta voz ?

Capítulo 1 – versículo 20 parte b: Nas esquinas das ruas barulhentas ela clama. Na septuaginta diz ” nos altos muros”.

Muitas vezes as pessoas chegam em uma condição de vida onde não se consegue mais ouvir a sabedoria falar. A inconstância nos leva à surdez espiritual.

Capítulo 1. versículo 23. Inesperientes, zombadores e tolos desprezando o conhecimento.

Normalmente se pode encontrar algumas das 3 caracteristicas do verso 3 em pessoas inconstântes. Pessoas inconstântes são pessoas que nunca adquirem experiência, porque sempre tem motivações erradas para buscar as coisas. São também  zombadores porque não conseguem ver os outros crescerem ou por se acharem os conhecedores da verdade, com isso se fazem tolos (Rm1:21-22)

No momento em que lia Provérbios 1, Deus me mostrou áreas de deficiência em minha vida que preciso corrigir para seguir adiante com o propósito pelo qual Ele me chamou.

Mas como a inconstância pode estar presente na vida de uma servo de Deus. Será que isso é possivel?

1° A inconstância, Não é somente algo que te acompanha por toda vida mas está ou tenta se fazer presente em momentos especificos de nossas vidas ministeriais e isso vem como fardo lançado pelo inimigo.

2° Maduro e sensata não é aquela pessoa que nunca viveu momentos de inconstância, mas sim aquele que vivendo essa situação, a reconhece e atua para muda-la.

Essas 3 areas de inconstância citadas no início, são as 3 áreas que Deus falou muito forte ao meu coração.

Inconstância na vida de oração.

Inconstância na leitura da Bíblia.

Inconstância nas decisões a se tomar.

Se pararmos para pensar, temos o verso 20 e 21 de Provérbios relatando que a sabedoria grita “clama,levanta a voz” em varios lugares diferentes.

E analisando o texto, podemos ver que a dificuldade de escutar o que diz respeito ao espiritual se dá pela falta de diálogo com Deus. Se vivo uma vida de incontância na oração, nunca serei capaz de escutar a voz de Deus.

O nosso dia a dia esta cheio com muita coisas, muito barulho, muita preocupação com o natural,  e não se pode mais escutar a sabedoria gritando e muitas vezes construimos muro em nossas vida que impedem que a voz de Deus chegue aos nossos ouvido. “Muro do EU”

Pense qual é o muro que tem se erguido a sua volta?

No verso22 vemos que os inesperientes se contentam com a inesperiência, os zombadores só conhecem a zombaria e que os tolos tem despresado o conhecimento.

CONHECIMENTO = PALAVRA DE DEUS

Uma vida de inconstância na palavra de Deus nos leva a uma vida de inesperiência, zombaria e tolice.

A Bíblia fala e mostra na prática formas pela qual Deus trabalha na vida de seu povo. Deus só realizará na terra o que a sua palavra fala, porque ele cuida para cumprir com a sua palavra.

No verso 23 recebemos a grande promessa por andar em sabedoria, em uma vida de constância na oração e na leitura da palavra.

Se aceitamos a repreensão, Deus nos dará o seu Espirito de Sabedoria e nos revelará os seus pensamentos.

Se eu tenho o Espirito de sabedoria e me for revelado os pensamentos de Deus, toda e qualquer decisão que eu tomar sera em Deus porque pensarei como Ele. E não serei inconstante nas minhas tomadas de decisões.

Essas inconstâncias em nossas tomadas de decisões só existe porque muitas vezes ou na maioria delas, queremos fazer o que nos parece bem, ou o que acreditamos ser  da vontade de Deus.

Isso só poderá ser resolvido através de submissão a Deus. Em toda a nossa vida estamos lidando com situações onde submissão é exigida e com isso chego a uma conclusão de que não nascemos com submissão mas, ela é aprendida tudo é uma questao de aceitar.

O Espirito de sabedoria nos ajudara em todos os momentos em que estivermos orando, lendo a palavra de Deus e nas tomadas de decisões.

Isso nao se trata de um macarrão instantâneo – miojo, requer prática diária e é nisso que somos provados na obediência na submissão até que ponto estamos dispostos.

Rm 5:3-4 Paulo fala que as tribulações geram perseverança – Quem persevera ora, e a perseverança produz experiência -A experiência e adquirida na Palavra, e a experiencia, esperança.

A esperança nos ajuda a tomar as decisoes corretas porque não colocamos a nossa confiança no que podemos ver tocar ou sentir, nossa esperança esta em Deus.

Que essa palavra possa servir para o crescimento de cada um de nós.

Muitas saudades.

Em cristo Jesus

Andre Luiz S. Elias

Blog do André

Esse post foi publicado em Blog do Andrézão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Inconstância

  1. Wagner disse:

    Olá, por aqui também ta uma benção dia 12 agora termina meu prático aqui no Paraguai na cidade de San Cristobal, estamos na Igreja Chave de David no bairro Santo Domingo. Dia 12 volto para Curitiba e dia 14 vou para Americana em São Paulo, onde será o meu Impacto, ficarei lá por 15 dias. E dia 30 será a formatura e dia 31 a informatura.
    Shallom.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s